Tatuagens: modinha ou estilo próprio?


Oi gente, tudo bem com vocês? Como foi o ano novo? To com muita saudade de 2013, mas enfim, é ano novo e temos post novo... Então, resolvi fazer uma série de posts sobre algo que eu sempre fui apaixonada: Tatuagens.

Bem, eu irei falar sobre curiosidades, dicas de tatuagens, cuidados, o preconceito, e uma infinidade de coisas que posso falar sobre esse mundo maravilhoso das tattoos, vou trazer pra vocês tudo o que eu  encontrar de mais interessante; e é claro, vou mostrar minhas tatuagens e as que ainda pretendo fazer. Então vamos lá?!

Pra início de conversa, vamos falar um pouco de história, sobre as primeiras tatuagens e como elas eram vistas há muitos anos atrás.
Tudo indica que a arte de marcar o corpo é mais antiga do que pensamos. Não se sabe ao certo quando a prática começou, um dos registros mais antigos foi detectado no famoso Homem do gelo, múmia com aproximadamente 5,3 mil de anos descoberta em 1991 nos Alpes. Também existem várias provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia, tatuavam-se em rituais ligados a religião.
Gravura maori antiga de um rosto tatuado, prática comum deste povo. 
A tatuagem surgiu como forma de expressão da personalidade há mais de 3500 anos atrás. Além disso, ela era utilizada para distinguir indivíduos de uma mesma comunidade tribal, ou seja, dentro de uma união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas. Uma forma de uso da tatuagem era para marcar os fatos da vida biológica, dentre eles o nascimento, a puberdade, a reprodução e a morte. Com o tempo ela passou a ser utilizada para relatar os fatos da vida social, como: transformar-se em guerreiro; tornar-se rei; casar-se; celebrar a vida; identificar os prisioneiros; garantir a vida do espírito durante e depois do corpo. 
A Igreja Católica na era da Idade Média veio a banir a tatuagem da Europa, sendo considerada como uma pratica demoníaca, caracterizando-a como pratica de vandalismo no próprio corpo. 
Na era moderna, a tatuagem representou marginalidade. Mas, ela voltou a ser questão de relevância na sociedade atual ao ser utilizada por artistas de música, cinema e, inclusive, em pessoas comuns. Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas, uma bela obra de arte. Mas infelizmente ainda é comum vermos pessoas tatuadas sofrerem muito preconceito.

E pra finalizar o primeiro post dessa série, vou deixar pra você 5 curiosidades sobre tatuagens que eu encontrei por ai:

1- O número de mulheres tatuadas quadruplicou entre 1960 e 1980;

2- Em 1991 foi descoberto, em Schnalstal na Itália, o corpo congelado de um homem com mais de cinco mil anos, que tinha 57 tatuagens;

3- Um estudo de 2002 concluiu que 1 em cada 8 pessoas tinha, pelo menos, uma tatuagem;

4- Estima-se que, em 2006, 36% da população com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos tinha, pelo menos, uma tatuagem;

5- 20% das mulheres tatuadas têm uma tatuagem na zona lombar.


Então, o que acharam desse primeiro post? Vocês tem vontade de fazer alguma tattoo? Alguma dica para os próximos posts? Comentem! Beijinhos e até o próximo post da Série: Tatuagens.

18 comentários:

  1. adorei o post! eu mooooorrrro de vontade de fazer, mas moro com meus tios e eles são chatos demais em relação a isso. Tenho uma dica :D Fala sobre as tintas usadas, sei que tem cores que podem fazer mal e tal,. Beijos!
    http://alemdos4olhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post meu anjo :D Nossa, deve ser muito ruim querer fazer e não poder, mas um dia quem sabe você não possa fazer uma tatuagem bem linda. Ahh, muito obrigada pela dica, vou falar sobre elas sim!!
      Beijão

      Excluir
  2. Eu acho lindas e estilosas, mas não tenho coragem de fazer.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não tem coragem? Não doi tanto assim rs
      Beijos, obrigada pelo comentario e por visitar o blog! :D

      Excluir
  3. Acho que tatuagem é mais estilo próprio, tanto que quem realmente gosta faz varias de variados tamanhos,formas, eu particularmente nunca tive vontade de fazer uma, mas acho bonito uma bem delicada.
    http://ivamoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua colocação, mas sempre tem aqueles que fazem influenciados, mas enfim. As tattoos delicadas são as mais bonitas de todas. Obrigada pelo comentario e visite sempre nosso blog, beijão!

      Excluir
  4. Olá:)
    Gostei do post, mas não sou muito fã de tatuagens não, já acho nosso corpo tão lindo que não vejo necessidade de mais nada!! Mas cada um é cada um né
    Beijinhos
    www.my--bookshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião. Nosso corpo é lindo mesmo. Mas particularmente eu acho bonito uma tatuagem bem feita. beijos :D

      Excluir
  5. Quero muitoo fazer uma, mas acho que não vai ser na lombar haha Seguindoo *u*
    http://malibu-summer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai fazer o que? depois vou postar algumas tatoos legais haha beijos *o*

      Excluir
  6. Ola flor seria um prazer ve-la no meu espaço e se gostar me siga tambem.
    http://ivamoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que tatuagem já foi um estilo, mas hj em dia tá mais pra modinha mesmo! A quantidade de gente que faz uma tatuagem igual a da fulana ou da sicrana não tá no mapa....rsrs

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito com o que vc disse, falta criatividade das pessoas em questão de tatuagens, vejo muita gente com tatuagens iguais, tá faltando personalidade na hora de escolher um desenho/frase/etc... rs Beijos e Obrigada pelo comentario

      Excluir
  8. Eu adoro, eu tenho e quero mais <3 hahahaha

    Eu vejo como arte (no corpo, mas sim, arte), como expressão, como algo bonito.
    Não fico encanando com significados (às vezes sim hahha) nem nada assim.
    Eu adoro gente tatuada <3

    beijão ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas você tem?? Tamo juntas, porque eu tbm adoro e quero muuuito mais <333
      Beijos!

      Excluir